A crise devido a pandemia do coronavírus (COVID-19) afetou drasticamente o setor de eventos e consequentemente o segmento dos Foods Trucks. Os eventos são a principal fonte de renda de um Food Truck, sem eventos o setor está praticamente parado e com isso muitos empreendedores estão tendo que se reinventar para manter seu negócio de pé.
A região de Campinas possui um polo industrial muito grande e os eventos corporativos eram umas das principais formas de faturamento do segmento da gastronomia itinerante, assim também como os festivais gastronômicos que aconteciam com frequência na região, aquecendo o setor.
Segundo levantamento realizado recentemente pela equipe do Guia Food Truck Campinas, devido à crise, praticamente 90% de todos os Food Trucks da região migraram para o delivery buscando formas de manter o seu faturamento e garantir que seu negócio fique vivo.
–– A maior dificuldade é manter um preço acessível que agrade os clientes, infelizmente é muito caro trabalhar com plataformas de delivery, temos um custo alto de nossos insumos pois nossos produtos realmente são artesanais. Também nos preocupamos em dispor a melhor embalagem para que o produto chegue com a melhor qualidade possível para o cliente, e não conseguimos repassar esse custo no preço final pois fica inviável. –– comenta Kleber Calbente do Gullygers Food Truck, especializados em burger artesanal.
–– O conceito de um Food Truck foi concebido para irmos até o cliente, praticamente sem estar nos eventos a gente não tem outra alternativa a não ser pensar em migrar para o delivery e ponto fixo, porém é uma mudança radical, pois todo o plano de negócio da empresa não foi pensado para este cenário. –– declarou Caio Passaretti do conceituado Food Truck de pizzas CIAO Artesanal.
COVID-19 Food Trucks – A esperança que os eventos voltem
A perspectiva da retomada rápida dos eventos não é muito otimista, pois o setor deve ser um dos últimos a voltar a aquecer a economia novamente, sem dúvidas é a maior crise do segmento desde quando houve a ascensão dos Food Trucks em meados de 2014.
–– Fomos um dos primeiros a parar nessa crise e certamente seremos um dos últimos a voltar, se hoje o governo estadual ou municipal liberar todos os comércios e eventos, quantas pessoas estarão dispostas a saírem de suas casas se sentindo seguras? É complicado! –– comenta Vinicius Chagas, do Box da Fruta e Box Brothers, Food Truck especializado em comida saudável e burgers, um dos pioneiros a entrar no ramo dos Food Trucks.
Mudança na forma de trabalhar
Muitos Food Trucks já estão repensando em sua forma de trabalhar, mesmo que tudo volte ao normal, a fila nos Food Trucks por exemplo terá que ter uma nova dinâmica com certa distância, se possível, evitar que o cliente faça pedido direto no caixa, atendimento via whatsapp para pegar os pedidos pode ser uma boa nova estratégia, entre tantas outras.
–– Com a lenta retomada dos eventos eu acredito que não será todo mundo que vai conseguir manter o seu negócio de pé, estamos no mercado há 5 anos e já estamos pensando em montar um ponto fixo como forma de garantir nosso faturamento daqui para frente, mas é difícil pois praticamente é um trabalho do zero, conquistando novos clientes novamente, o investimento é muito alto, sem falar que no delivery começamos sem avaliação, não tem sido fácil. –– disse Jeferson Bueno, do Buenos Food Truck de Americana.
Serviço:
Food Truck Campinas – Guia de Food Trucks em Campinas e região
Mais informações: Whatsapp: 19 98236-2696 / Fixo: 11 3042-9475
Apoio: Hello Truck – Somos especialistas em eventos com Food Trucks
Email: [email protected]